terça-feira, 2 de agosto de 2011

[DIY] Produzindo seu som - Introdução

IMPORTANTE: Não sou produtor musical profissional, mas, de acordo com relatos, minhas mixagens são boas. Além disso, algumas bandas já me procuraram pra gravar justamente por acharem a qualidade legal. Darei dicas, farei tutoriais, tudo baseado em meu conhecimento adquirido atraves de leitura e muita intuição.

IMPORTANTE²: O material postado aqui é direcionado para amadores da produção musical, ou simplesmente músicos que queiram registrar seu som independentemente.

Quem não sabe o significado de DIY, é simples: Do It Yourself, ou seja, faça você mesmo. Essa série de postagens ([DIY] Produzindo seu som) falará sobre como obter uma qualidade legal nas suas produções. Tentarei abordar os temas de forma simplificada, mas é importante que já se tenha um conhecimento prévio básico.
Falarei basicamente sobre gravação e mixagem, que são processos mais técnicos, digamos. É óbvio que existe uma parcela de criatividade envolvida nesses processos, mas existem certos conceitos que você pode seguir e que provavelmente vão trazer bons resultados.

Preparando para gravar

Como capturar o som?
Pra começar a gravar, você pode utilizar a sua placa de som onboard mesmo, atraves da entrada de linha ou de microfone. Porém, ela não vai assegurar uma boa conversão do sinal analógico/digital (isso implica em menor fidelidade ao som original) e também trará ruídos em excesso à sua gravação. Esse cenário já é um péssimo começo, pois não há nada pior do que ruidos excessivos em uma gravação. Placas onboard em geral são voltadas para reprodução de audio e para entradas simples de audio (como microfones para bate-papo, por exemplo), que não necessitam de fidelidade sonora.
Eu recomendo a compra de uma interface de audio usb, mesmo que simples, de uma ou duas entradas. Com toda a certeza, ela terá conversores melhores do que uma placa onboard e menos ruídos. É possível gravar vários instrumentos com uma interface usb (um de cada vez). Ao comprar, LEIA O MANUAL. Ele vai te guiar na instalação e na configuração da interface.

Que programa devo utilizar?
Aquele com o qual você se adequar melhor. Existem softwares bem simples mas funcionais, como o Audacity. Eu uso o Cubase SX3. A maioria deles terá suporte à sua interface de audio, e eu acredito que nenhum tenha qualidade sonora maior do que o outro... Então fica a seu critério.

Que ajustes devo fazer?
É importante observar alguns detalhes: seus cabos estão funcionando bem? Seu instrumento está regulado e afinado (Vocês devem concordar comigo que é um porre um cabo com falhas por mal contato... Pior ainda é instrumento desafinado, que, além de soar feio, entrega de cara que sua produção é totalmente amadora)? Se sim, é hora de observar os níveis de entrada na sua placa. A própria DAW (Digital Audio Workstation, tais como: Cubase, Nuendo, Reaper) tem um indicador. Você deve observar se ocorre clipping (a grosso modo, ocorre clipping quando o nível passa do suportado pela placa, ocasionando distorção do sinal, o que não é favorável). Caso esteja ocorrendo, aparecerá um sinal vermelho no indicador (é o que acontece no Cubase), e então você deve reduzir o nível de entrada. Recomendo gravar com o máximo de volume possível antes do clipping. Fazer isso vai te livrar de muitos problemas futuros.

Não tenho pedaleira, e agora?
Sinceramente, prefiro mil vezes que o som gravado chegue limpo ao pc. Dessa forma, o poder de edição é muito maior. Existem softwares que simulam amplificadores, pedais e efeitos, como o Guitar Rig e o Amplitube, e é possível gravar utilizando esses programas em tempo real.

Quero gravar microfonando meu amp.
Bom, gravar microfonando amp não é fácil, exige um bom microfone, conhecimento sobre o posicionamento correto dele, enfim, não acho nada prático e não é familiar para mim. Como eu disse, prefiro que o som chegue puro ao computador, pelo poder de edição que isso nos proporciona. Façam suas próprias experiências!

Pra começar, é isso, pessoal. Creio que já dê pra começar a brincar de gravar!
Acompanhem os próximos posts!
Caso tenho alguma dúvida, postem nos comentários. Se estiver ao meu alcance, com certeza responderei!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário