quarta-feira, 3 de agosto de 2011

[Recomendo] Like a Stone - Audioslave



Esse é o primeiro post dessa série, onde vou trazer minhas recomendações musicais para vocês, leitores do Guitar Bloogie. Pode ser uma música, um CD, ou uma banda.
Hoje lhes trago uma música fantástica do Audioslave, que uniu traços de duas grandes bandas (Soundgarden e Rage Against The Machine).
Like a Stone foi o grande sucesso do Audioslave. Uma música, eu diria, econômica, mas com um arranjo que preenche completamente a sua estrutura. Uma guitara com uma pitada de trêmolo, baixo levemente fuzzado, bateria um tanto quanto grooveada e o vocal totalmente imerso na ideia da música: a de uma pessoa idosa que já perdeu todos os seus amigos e ente queridos, que está à espera da morte para que possa reencontrá-los.
A música segue numa estrutura simples e repetitiva (mas longe de soar chata) e chega em um refrão um pouco mais explosivo que o restante dela, com destaque para a interpretação de Chris Cornell.
Logo após o segundo refrão, vem o momento mais FODA (desculpando o adjetivo): o solo arrepiante de Tom Morello (sou suspeito pra falar desse cara): melodia incrível, simples e marcante, o uso do pedal Whammy (marca registrada do som do Morello, esse pedal de expressão muda a afinação da nota tocada em até 3 oitavas) deu o toque que o solo precisava para soar sublime. Nota 10!
Após o solo, temos um belíssimo trecho de voz e violão, que vai crescendo até a volta para o refrão (onde mais uma vez Cornell arrebenta) e aí chegamos ao fim da música.
Isso, para mim, é feeling: a interpretação, os arranjos, as texturas, tudo combina com a letra e o conceito da música. Simplesmente incrível!

Espero que vocês tenham curtido a recomendação e a análise!
Grande abraço, pessoal!

Um comentário:

  1. sem duvida meu grande Ruan..essa canção e esse solo são eternos!!!tou pirando muito no DVD deles em Cuba..pena que a banda acabou!!

    ResponderExcluir