segunda-feira, 1 de agosto de 2011

[Bandas] Stalingrado.

1939-1945. Os anos que correspondem à Segunda Guerra Mundial, onde surgiu a provável maior ameaça à liberdade e à igualdade entre as raças: Adolf Hitler e o nazismo.Quem já teve aulas de História sobre a Segunda Guerra, sabe muito bem a desgraça que o nazismo representa. A Batalha de Stalingrado foi decisiva para a derrocada de Hitler e do nazismo. Se pararmos pra pensar, hoje temos um mundo livre para crenças, raças e grupos minoritários graças à essa famosa batalha.

2006. Ano de eleições gerais. Cenário: cidade de São Luís do Maranhão, lugar que foi dominado por 40 anos por uma família cujo sobrenome é desnecessario citar (pois são beeeem conhecidos). 40 anos de exploração e de vergonha. Porém, o povo estava cansado de humilhação e eis que surge o movimento 'Xô, Rosengana', movimento crucial para que essa situação fosse revertida. E é nesse cenário que 5 jovens músicos são convidados para participar do evento (realizado na Praça Nauro Machado), levando músicas que representassem bem a ideia do movimento: libertação do Maranhão.

É nesse ponto em que essas duas histórias se cruzam. Os 5 jovens não tinham um nome para que a banda pudesse se apresentar. Que nome poderia representar melhor a ideia de liberdade? Depois de muito pensar, bingo! Stalingrado!

O evento passou, o Maranhão ganhou um novo governador, trocando em miudos, o movimento foi muito bem sucedido. A partir daí, a banda decidiu manter o nome e hoje ele se encaixa como uma luva na proposta musical da banda. Alguém sabe dizer qual é?

Sim, liberdade. Liberdade de ideias, de texturas, de criação, de sons. Liberdade de expressão. Isso é Stalingrado!

A banda hoje é formada por:
Marcello Amate (Vocais/bases);
Ruan Cruz (Guitarra/Samples);
Hugo César (Baixo);
Raul Lima (Bateria),
contando com 10 músicas autorais prontas e muitas outras em processo de arranjo.

Não deixem de conferir:
MySpace da Stalingrado
Stalingrado no Facebook

Agora, falando em primeira pessoa:
O que eu posso dizer é que esse é o meu maior projeto, o mais ambicioso. É o meu sonho, o meu ideal. Levar a Stalingrado pra frente, com seu conceito intacto, é o meu objetivo de vida. Ouçam com carinho, pois tudo o que fizemos até agora foi feito da mesma forma, com muito carinho e dedicação.

#VivaStalingrado

Grande abraço e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário