terça-feira, 2 de agosto de 2011

[DIY] Produzindo Seu Som (Parte 2) - VSTs

Muito bem, dando continuidade, posso imaginar que a essa altura você já saiba como fazer o som 'entrar' no seu pc de forma correta. Porém, o som entra totalmente limpo, sem nenhum processamento, sem nenhuma produção. O que fazer? É aí que entram os VSTs.

O que são VSTs?
VSTs (Virtual Studio Technology) são, basicamente, processadores de som. Simulações de amplificadores, pedais, efeitos (delay, reverb, chorus, phaser, etc), afinadores (Celemony, Autotune), compressores, equalizadores, enfim, é um mundo à parte que é essencial pra que se consiga uma boa produção. A própria DAW que você usa já tem VSTs nativos, embora nem sempre esses supram as necessidades em termos de qualidade.

Que VSTs eu devo ter em meu computador?
Isso depende de que tipo de produção você quer realizar. Suponhamos que você queira gravar uma banda completa (guitarra, baixo, bateria, teclado e vocal) acho interessante que você tenha:
- Simulador de amps, pedais e efeitos para guitarra (Guitar Rig, Amplitube, Revalver, entre outros) e baixo (Ampeg SVX, Bass Amp Room);
- Afinadores de vocal* (Celemony, Autotune);
- Equalizadores e Compressores (Nativos da DAW servem bem);
- VSTi (Virtual Studio Technology Instrument) de Bateria e de Teclado (isso é assunto para outro post).
- Qualquer pacote de plugins da Waves. Neles, você vai encontrar equalizadores, compressores, limiters, pitch shifter, reverbs, etc. Enfim, muita coisa interessante.

Como utilizá-los?
Existem duas formas de utilizar os VSTs: real time ou non-real time.
Real time: O processamento é feito em tempo real, dessa forma, você pode observar melhor as mudanças de timbre, equalização, etc. e o seu sinal permanece intacto (limpo);
Non-real time: Seu sinal original é modificado por um sinal processado.
Eu prefiro o real time, pelo fator que citei acima, embora exija bem mais capacidade do seu computador. De qualquer forma, os dois processos são válidos.

Se exige processamento, qual é a configuração ideal para meu pc?
Eis a configuração de meu computador: Processador Pentium Dual-Core 2.7GHz, 3GB de memória RAM, HD de 320GB, S.O Windows XP. Como vocês podem observar, meu PC não é essa "coca-cola" toda, porém, consigo trabalhar com ele muito bem (mesmo trabalhando com vários VSTs em real time). Um pc com essa configuração e Windows 7 já não fica tão bem (EDIT: foi o que aconteceu comigo, utizando Windows 7 x86, mas a versão x64 do Windows 7 é otimizada para o uso de VSTs, segundo nosso amigo andre.wylde, do Fórum CifraClub), por isso prossigo usando o XP.

* Afinadores de vocal... É um assunto polêmico, porém eu vos digo que NENHUMA produção profissional atual deixa de passar por ele (a não ser quando a intenção da produção é deixar o som bem cru mesmo). O segredo é usá-lo com moderação: não para corrigir desafinações homéricas, e sim para encaixar o seu vocal melhor na mixagem. Enfim, usem e tirem suas próprias conclusões.

É isso aí! Comentem, perguntem, discutam.
Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário