quarta-feira, 3 de agosto de 2011

[DIY] Produzindo Seu Som (Parte 3) - VSTis e MIDI

Chegamos à terceira parte do Produzindo Seu Som e o assunto de hoje é VSTis e MIDI. Pra começar vamos aos conceitos:
VSTi: Virtual Studio Techonology Instruments, tecnologia de simulação de instrumentos reais.
MIDI: Existe uma controvérsia em relação ao que é MIDI. Não, MIDI não é audio. MIDI são informações. "Mas e quando eu abro um arquivo MIDI, ele toca no Windows Media Player." Sim, de fato, mas a questão é que todo computador tem um software de leitura de MIDIs. A abordagem do que o MIDI pode fazer é enorme, no entanto, nessa postagem, vou focar na sua ligação com VSTis.

Qual é a utilidade de VSTis em minha produção?
Vamos supor que você está gravando uma banda de pop-rock e você precisa de um orgão Hammond fazendo uma base legal. Você tem um tecladista, mas a sonoridade do teclado dele é bem tosca. Com VSTis, você pode facilmente criar um trilha utilizando samples de altíssima qualidade (geralmente sampleados de um instrumento real muito bom). Outra grande utilidade são as baterias virtuais. Gravar bateria é muito complicado pela exigência de muitos mics, várias entradas na interface ou uma mesa de som legal, uma sala com boa acústica. Além de ser caro, não é prático, porque se passam horas testando posições de microfone, regulando níveis de entrada na interface ou mesa, afinando a bateria... É complexo. Então, com VSTis, você pula toda essa parte burocrática e fica só com a parte criativa.

Que tipo de informações o MIDI envia?
Basicamente, informações sobre dinâmica (velocity), altura da nota (pitch), duração (length), entre outras. É como se o MIDI pegasse um acorde ou nota e esmiuçasse todas as suas caracteristicas. O mais legal do MIDI é que, se a execução saiu em algum ponto errada, você pode simplesmente eliminar o erro no editor!

Como usar os VSTis?
Você deve criar uma pista MIDI em sua DAW e nela aplicar o VSTi desejado. A partir daí, você tem duas escolhas: editar o arquivo MIDI 'na mão' ou utilizar um teclado controlador. A edição na mão é complicada e também é muito menos real. Pra editar dessa forma, requer muita prática. É o tipo de edição que eu costumo usar, mais por uma questão de adaptação e necessidade mesmo. Já a edição via teclado controlador (ou bateria eletrônica) é mais real, tem mais dinâmica, pegada, o resultado acaba ficando mais original. No entanto, nem sempre temos um teclado controlador ou uma bateria eletrônica, e nem sempre sabemos tocar esses instrumentos. Hoje em dia, a grande maioria dos teclados vem com MIDI, o que ajuda bastante (pois existem teclados controladores dedicados à essa função, que não tem nenhum timbre internamente, só função de controle mesmo).

Como fazer para criar a comunicação entre meu teclado e VSTis via MIDI?
Com o advento do USB, tudo se barateou e ficou mais prático. Antigamente, a conexão MIDI era feita por aquelas entradas 'gameport', o que nem todo computador possuia. Hoje, existem interfaces MIDI/USB que são baratíssimas (~ R$ 30,00) e funcionam muito bem. E como sabemos, todo PC atual vem com uma 'pá' de entradas USB. No caso dessa interface, foi plug 'n play, ela foi instalada automaticamente. No Cubase, ela foi reconhecida. Abri uma pista MIDI, adicionei um VSTi no out dessa pista e na in, selecionei a interface. Pronto!

É importante salientar que existem VSTis de todo o tipo e do todo tamanho (dos bem pequenos até os gigantescos. Alguns até necessitam de um HD externo inteiro!), desde instrumentos mais comuns (guitarra, violão, baixo) até instrumentos específicos (cítara, percussões latinas, violino). E todo tempo surgem novidades. Porém, quanto mais VSTis você usar em sua produção, menos original ela vai ser. É tipo "Ah, a bateria que tu usa é igual a minha, o piano também." De qualquer forma, é possível conseguir ótimos resultados, desde que se edite muito bem o MIDI.

VSTIs que costumo usar
Baixo: Broomstick Bass
Violão: MusicLab Real Guitar 2
Bateria: Addictive Drums, EzDrummer
Percussões: Latin Percussion, Mixom Samplers
Sintetizadores: Korg Legacy Digital Edition
Orgão: Native Instruments B4 II
Orquestra (vários instrumentos de orquestra): EWQL Symphonic Orchestra Gold, Garritan Personal Orchestra
Piano: 4Front TruePianos
Coro de vocais: Syntheway Magnus Choir 1.5

Aqui fica um link que achei interessante sobre MIDI, pra quem quiser saber mais: Outros Ventos - MIDI, SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA

É isso aí, galera. Caso tenham alguma dúvida ou crítica, é só comentar.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário